Tensiômetro de Anel DuNouy e Placa Wilhelmy

Tensiômetro de Anel DuNouy e Placa Wilhelmy

Os métodos mais tradicionais para determinação de tensão superficial e tensões interfaciais são os métodos do anel DuNouy e da Placa Wilhelmy. O princípio de funcionamento se baseia no registro da força (ou do peso) durante a passagem do anel pela superfície (ou interface). O máximo da força um pouco antes da ruptura do filme de líquido aderido no anel permite o cálculo da tensão super- (ou inter-) facial. Com a placa de Wilhelmy é somente possível determinar a tensão superficial (ou de um ângulo de contato dinâmico em caso de equipamentos computadorizados). Ambos os métodos podem servir para a determinação dos parâmetros citados em equilíbrio, por exemplo nas áreas de química, energia (óleos e combustíveis, ASTM D 971), cosméticos e tintas, entre outras. O método do anel também é muito utilizado para o ensino, sendo os equipamentos manuais de custo baixo.

Solicite mais informações

Produtos relacionados

Analisador de Tensão Superficial e Interfacial

Analisador de Tensão Superficial e Interfacial

Série DST para métodos de Anel DuNouy com faixa de medição de 0-500 dynes/cm (mN/m) e modelo DST30 com movimento manual e DST60 sendo automático.

DCA 200

DCA 200

Analisador de Tensão superficial e interfacial, Ângulo de contato dinâmico, Energia livre superficial, série DCA para os métodos de anel DuNuoy e placa de Wilhelmy, da marca SEO, com faixa de medição 1-2000 dynes/cm (mN/m), movimento automático, faixa de ângulo de contato 0 a 180°. Na versão All-in-one também é possível realizar medidas de fibras, densidades e molhabilidade de pó.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Olá, precisa de ajuda?